sábado, 17 de junho de 2023

MCMV X ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA * Movimento Pautas Populares - MPP

MCMV X ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA
O desespero do "mercado" vem à tona. Verdade. Esta é a lição que fica da iniciativa do "centrão lira" ao empurrar com a barriga a aprovação do Programa Minha Casa Minha Vida na Câmara Federal para o último segundo do último dia.

No Senado nem chegou a tempo de ser discutido, mas foi aprovado a toque de caixa também. Tudo isso torna mais convincente a atuação macomunada do "centrão lira com o centrão pacheco", só pra obrigar o governo a abrir a "caixa preta das propinas". Mas não alimentemos ilusões, pois o presidente eleito já provou em gestões anteriores a sua disposição em se aliar ao que houver de pior na política brasileira para garantir seus interesses.

Mas por cima disso tudo vê-se o brilho do glacê competir com a CEF e o BB e garantir ao setor privado uma parte do mercado, tanto pra bancos como para indústria imobiliária. E esse setor privado inclui os especuladores bancários e imobiliários. Eles não gostam de pobres e sabemos disso, mas querem agarrar o que houver de melhor dentro da classe média na aquisição da casa própria. Se o nome do programa é MCMV, não importa. Importa o lucro às custas do governo como avalista.

PROVAS DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

MINHA CASA
MINHA VIDA

Há muito tempo campeia a especulação nesse setor. Ninguém se esquece das mobilizações dos mutuários, nos anos anteriores à chegada do PT ao governo nacional, reagindo contra as altas exorbitantes das prestações de seus imóveis devido às altas taxas de inflação. Era uma verdadeira carnificina, pois muitos acordavam com oficiais de justiça em suas portas exigindo sua saída porque seu apartamento foi leiloado e o novo proprietário estava chegando.

Além dessas formas já conhecidas, hoje temos várias disfarçadas de "novidade". Hoje, todo sindicato tem plano habitacional. Hoje, todo sindicato tem fundo de pensão, ou participa de algum. Inclusive igrejas de várias denominações religiosas, criam "associações habitacionais" e arrebanham o  dinheirinho suado dos fiéis. Tudo sob o manto encantador de "cuidar do próximo".

Bom, esses são exemplos de formas de explorar a necessidade do sem-teto realizadas por entidades da sociedade civil, muitas sem fins lucrativos. Mas existem mais. Por exemplo, as prefeituras. Quase todas possuem "programas habitacionais". Quase todos os governos estaduais, também, montam esses esquemas. Sem dúvida, todos aliados à indústria imobiliária e aos bancos privados.

Nesse arranjo todo, se destaca o ASSALTO ao bolso do pobre coitado que se candidata a comprar sua casa por esses "empreendimentos", pois a maioria "some" no meio da estrada, deixando a pessoa endividada e sem moradia. 

Paralelo a isso, temos programas habitacionais voltados pra setores sociais diversos, como os idosos. Há um monte de programas habitacionais por aí se propondo a construir "vilas dos idosos, condomínios dos idosos", sem atentar para o que isso significa em termos de isolamento dos idosos tanto da sociedade como de sua família. Ou seja, pura forma de matá-los mais rápido.

Sem comentários:

Enviar um comentário