Defesa do Estado do Rio de Janeiro, da CEDAE, dos Servidores Públicos e da vida da população fluminense!
Mediante aos graves ataques perpetrados pelo Governo do Estado, sob a justificativa de necessidade de arrecadação financeira para adesão ao PROPAG ou como resposta ao rombo financeiro causado pelo próprio governo para 2026, convocamos os movimentos parceiros, sindicatos, frentes populares, entidades estudantis, comunitárias e demais setores comprometidos com a defesa dos serviços públicos a se somarem a esta luta.
O atual governo tem promovido um profundo desmonte do Estado, com medidas que incluem:
A venda de imóveis públicos estratégicos, que hoje abrigam projetos de interesse social e famílias que constroem suas moradias por meio da organização popular,
A ameaça concreta de venda da CEDAE, empresa pública produtora de água bruta, isto é, de tratamento de água para consumo humano,
A participação em esquemas para assumir dívidas de concessionárias privadas, transferindo recursos e responsabilidades do setor privado para o erário público,
E o ataque direto ao Rio Previdência, com a desvinculação dos recursos dos royalties do petróleo, enfraquecendo as garantias previdenciárias dos servidores públicos e comprometendo a sustentabilidade financeira do fundo.
Essas medidas fazem parte de um projeto de liquidação do Estado fluminense, que ameaça frontalmente os direitos dos servidores, fragiliza a capacidade pública de garantir serviços essenciais e aprofunda a privatização e financeirização do patrimônio público.
Por outro lado, para conter o desgaste do tecido social provocado pelo desmonte do Estado, o governo trata de endurecer as políticas penitenciárias e institucionalizar o extermínio da população negra e periférica por meio da chamada gratificação faroeste.
Diante desse cenário, convocamos uma plenária unificada para construirmos coletivamente um plano de mobilização e organizar um grande ato político em defesa do patrimônio público, da CEDAE, do Rio Previdência, dos direitos sociais e do direito à vida!
A data do ato é dia 29 de outubro (terça-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ)
A presença de todos e todas é fundamental para unificarmos as lutas e resistirmos ao projeto de desmonte do Estado do Rio de Janeiro.
Em defesa dos servidores, da CEDAE, do Rio Previdência, do patrimônio público e da vida da população do Rio de Janeiro!

.jpg)